Continuando o assunto gráficos no Excel, que abordei no post Como criar um Gráfico no Excel, hoje vou falar de um problema que acontece frequentemente, que é o uso de tabelas com valores muito diferentes uns dos outros, o que faz com que uma das linhas do gráfico não apareça, ou seja mostrada num tamanho muito menor do que a outra, dificultando a comparação.
Parece complicado, né ? Vamos ver um exemplo de como isso acontece.
Vamos supor que temos uma tabela no Excel nesse formato, relacionando as vendas e faturamento mensal de um determinado produto, ao longo do ano :
Marcando o espaço da célula A1 até a célula C13, como aprendemos anteriormente, montamos um gráfico de linhas, que ficará com esta aparência :
Vemos que o gráfico de faturamento, em vermelho, é perfeitamente visível, mas o gráfico de vendas (destacado com a seta), por ter valores pequenos, quase não aparece. Dessa forma, fica muito difícil relacionar a quantidade de vendas com o faturamento, não é mesmo ?
Vamos melhorar essa visualização clicando na linha azul (a mesma destacada com a seta) com o botão direto, e escolhendo a opção FORMATAR SÉRIE DE DADOS. Repare que apenas a linha azul deve estar selecionada, como indicam os pontos em volta dela :
Pronto, seu gráfico ficará com esta aparência :
Esse foi um exemplo bem simples, mas que ilustra bem a utilização de gráficos secundários no Excel.
Como mencionei anteriormente, existem muitos tipos de gráficos no Excel, e cada tipo permite inúmeras variações de cor, formatos, tamanhos, etc, que vão deixar o seu trabalho muito mais profissional.
Procurando um curso de Excel? Tente o Curso de Excel para Iniciantes!
Veja mais dicas de Excel no Ferramentas PC clicando aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário