terça-feira, 15 de outubro de 2013

O que é e para que serve um Arduino ?

O Arduino, segundo o Wikipedia,  é uma plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre, projetada com um microcontrolador Atmel de placa única.

Aproveite as ofertas exclusivas de Arduino no site Submarino nesse link.

Mas afinal, o que é o Arduino ?

Eu, que sou um pouco mais prático, vou tentar explicar de outra maneira : o Arduino é uma placa que você mesmo pode programar e usar para controlar os mais diversos equipamentos. Para começarmos a mostrar do que essa placa é capaz, veja esta foto abaixo, de uma placa chamada Arduino Uno, uma das versões mais comuns :

o que e o Arduino


Repare que ela tem uma porta USB, e vários conectores ao longo da placa. A USB serve tanto para alimentação da placa como para comunicação com o PC. É por meio da USB que você vai carregar um programa na memória do Arduino. Ao lado do conector USB, há uma entrada para fonte externa. Desta maneira, você pode utilizar o Arduino sem precisar de um computador.

Os tais conectores são, em sua maioria, as chamadas PORTAS do Arduino. Existem as portas digitais, que basicamente ficam em estado alto (ligado) ou baixo (desligado), e as portas analógicas, que aceitam valores intermediários, ou seja, variações de tensão. É por meio dessas portas que você consegue acender um led, acionar um relé ou obter uma leitura de um sensor. O microcontrolador ATMEGA é o cérebro da placa, e controla tudo isso.

Atualizado : Veja no site Arduino e Cia um comparativo entre as placa mais comuns do mercado, no artigo Qual placa Arduino comprar ?

Programas em Arduino

A programação do Arduino usa uma linguagem baseada no C/C++, em um pequeno ambiente de programação chamado IDE, que roda tanto em Windows como em Linux ou Mac. Percebe-se que o Arduino é uma plataforma bem democrática :

IDE - Ambiente de programação do Arduino
Existem inúmeros sensores para serem utilizados com o Arduino : sensores de presença, sensores de luz, sensores magnéticos, sensores ópticos. Podemos também ligá-lo à relés, efetuar comunicação via Bluetooth, wireless e ethernet (rede). Dessa forma, podemos controlar um Arduino de qualquer lugar do mundo.

Sensores Arduino
Sensores Arduino (Imagem : DFROBOT)

Por ser uma plataforma de hardware livre, pode-se copiar e adaptar o hardware livremente, tanto que temos versões da placa chamadas Funduino, Arduino Uno Tupiniquim,  e  Severino, entre outras versões. Você mesmo pode comprar os componentes e montar um Arduino sozinho: a variedade de tutoriais e esquemas disponibilizados na internet é imensa.

Placas Arduino

O Arduino Uno é uma das várias placas da família Arduino. Existem versões maiores, como o Arduino Mega, que disponibiliza mais portas, o que significa que podemos acionar mais lâmpadas, motores, sensores, e o que mais vier à cabeça. Veja nas imagens abaixo algumas versões das placas oficiais :

Placas Arduino
E neste vídeo, você tem um exemplo do que pode ser feito com o Arduino, utilizando-se um display gráfico :


"Ei ! Gostei desse tal de Arduino ! Como eu faço para saber mais sobre isso ?"

Para saber mais sobre essa ferramenta, acesse o site Arduino e Cia e veja outros projetos com os mais diversos sensores, displays e outros componentes. Visite também o canal do Youtube, onde são mostrados os experimentos feitos no site.

Nenhum comentário:

Postar um comentário