quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Como usar o comando PING para encontrar problemas de acesso à internet

Já citei várias vezes aqui no site o uso do comando PING quando estou mexendo com redes (wireless ou via cabo). Mas afinal o que o PING faz e como ele pode ajudar no diagnóstico de problemas de rede ?


problemas de conexão ping



Funcionamento do PING


O nome PING vem dos sistemas de sonar, onde um sinal de radar é enviado e, ao "bater" em um objeto sob a água, é enviado de volta para o transmissor (o transmissor recebe o "eco" do sinal original).

Sonar

Com o PING de computador acontece a mesma coisa. São enviados pacotes de dados pela rede, que ao chegarem ao destinatário fazem com que esse último envie uma resposta de volta ao emissor. A resposta seria mais ou menos um "Ok, estou vivo".

Como estamos falando de redes de computadores, todo esse tráfego é feito via rede com endereços IP.

Endereço IP é um número único para cada computador na rede. Seu roteador de internet, por exemplo, deve ter um endereço IP parecido com 192.168.0.1, assim o seu computador deve ter um endereço IP nesse mesmo padrão, ou seja, algo como 192.168.0.20.

Como o uso do comando PING pode ajudar você ?


O principal uso do PING é verificar se um computador, um roteador ou qualquer outro equipamento na rede está ativo e pronto para ser acessado. Por ser um comando bem simples, como veremos adiante, ele permite um diagnóstico rápido de problemas de rede.

Além disso, o PING mede também o tempo de resposta ao comando, assim você consegue verificar se há algum congestionamento na rede.

Utilizar o comando PING é muito fácil. No Windows, por exemplo, abra uma janela de prompt de comando (CMD), e digite o comando PING seguido do endereço que você deseja testar (pingar) :

Teste ping roteador


Você também pode testar o PING com um site da internet, para verificar se ele está ativo. Fazendo isso com o Google, por exemplo, teremos :

Teste ping Google

Utilizando o PING no diagnóstico de problemas de rede


Um exemplo clássico de uso do PING é no caso de perda de acesso à internet. Será que o problema é no seu computador ? será que o problema é no roteador ? Será que o site está fora ? Vamos ver como ter pistas sobre esse problema, afinal se o defeito estiver entre o computador e o roteador, talvez um simples desligar/ligar novamente resolva a questão.

O primeiro exemplo envolve dois computadores e um roteador, sendo que apenas o 2o. computador não consegue acesso à internet. Nesse caso, vamos executar o comando ping nos dois computadores, e verificar que apenas o 2o. não consegue "pingar" o roteador, e consequentemente o site:

Exemplo 1 - dois computadores roteador internet


Testando o acesso do Computador 1 até o roteador :

c:>ping 192.168.0.1

Pinging 192.168.0.1 with 32 bytes of data:
Reply from 192.168.0.1: bytes=32 time=1ms TTL=64
Reply from 192.168.0.1: bytes=32 time=3ms TTL=64


Testando o acesso do Computador 1 à internet :

c:>ping www.google.com.br

Pinging www.google.com.br [173.194.118.216] with 32 bytes of data:
Reply from 173.194.118.216: bytes=32 time=51ms TTL=55
Reply from 173.194.118.216: bytes=32 time=50ms TTL=55


Até aqui tudo ok. O acesso à internet está funcionando.

Vamos agora testar a comunicação entre o Computador 2 e o roteador :

Pinging 192.168.0.1 with 32 bytes of data:
Request timed out.
Request timed out.


Nesse caso, podemos ver que o roteador não responde ao comando PING (Request timed out), indicando que o problema se encontra entre o Computador 2 e o roteador. Nesse caso, pode ser algum problema com o cabeamento, com a configuração da rede no computador 2 ou algum outro problema de configuração nesse computador.

Segundo exemplo - Problemas de conexão entre Computador e Servidor


Vamos ver um segundo exemplo com uma rede em que temos apenas um computador tentando acessar um servidor de rede qualquer. Coloquei dois roteadores na rede para mostrar como descobrir em qual segmento (pedaço) da rede está o problema.

Temos o Computador1 acessando a rede via wireless, o Roteador1 (wireless), o Roteador1 ligado ao Roteador2 via cabo, e este por sua vez ligado ao Servidor :

Exemplo 2 - Comunicação Computador x Servidor


Nesse caso, ao executar o PING à partir do Computador 1 em direção ao Roteador1, a resposta está ok :

c:>ping 192.168.0.1

Pinging 192.168.0.1 with 32 bytes of data:
Reply from 192.168.0.1: bytes=32 time=1ms TTL=64
Reply from 192.168.0.1: bytes=32 time=3ms TTL=64


Já em direção ao Roteador2 e ao Servidor, não há resposta :

c:>ping 192.168.0.2

Pinging 192.168.0.2 with 32 bytes of data:
Request timed out.
Request timed out.


c:>ping 192.168.0.99

Pinging 192.168.0.99 with 32 bytes of data:
Request timed out.
Request timed out.


Com esses comandos já descobrimos que o problema está entre o Roteador1 e o Servidor, mas podemos ir além, fazendo o teste inverso, ou seja, testando a comunicação do servidor para o computador.

Executando o comando PING no Servidor em direção ao Roteador2, teremos a resposta OK :

c:>ping 192.168.0.2

Pinging 192.168.0.2 with 32 bytes of data:
Reply from 192.168.0.2: bytes=32 time=1ms TTL=64
Reply from 192.168.0.2: bytes=32 time=2ms TTL=64


Já do servidor ao Roteador1 e ao Computador1, não há resposta :

c:>ping 192.168.0.1

Pinging 192.168.0.1 with 32 bytes of data:
Request timed out.
Request timed out.

c:>ping 192.168.0.10

Pinging 192.168.0.10 with 32 bytes of data:
Request timed out.
Request timed out.


Desta forma, isolamos o segmento (pedaço) da rede que está com problema, que no caso é entre o Roteador1 e o Roteador2, que apresentou falha quando testamos tanto à partir do Computador1 como à partir do Servidor.

O comando PING é uma forma muito simples e rápida de realizar o diagnóstico inicial de problemas de conexão, além de não exigir a instalação de nenhum software adicional para ser executado.
 

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