Seu cartão SD está com uma capacidade menor do que a mostrada na etiqueta do cartão ? O problema pode estar no tipo de formatação utilizada. No meu caso, isso aconteceu depois que eu instalei uma versão do Linux para Raspberry Pi (conheça o Raspberry Pi no post O que é o Raspberry Pi).
A instalação do sistema operacional deixou o meu cartão de 4 Gb com apenas 2,5 Gb disponíveis, mesmo formatando o mesmo diversas vezes utilizando Windows XP, Windows 7 e Windows 8.
A solução foi instalar um programa específico para trabalhar com cartões SD. Esse programa é o SD Formatter, que apesar de ser um programa com pouquíssimas opções de configuração, se mostrou eficiente na hora de realizar a formatação e aproveitar todo o espaço do cartão SD. Segundo o desenvolvedor, o programa explora todas as características do cartão, melhorando a performance de escrita e leitura.
Instalação e utilização do SD Formatter
Faça o download do SD Formatter nesse link . A instalação é extremamente simples, seguindo o padrão da maioria dos programas para Windows. O programa funciona no Windows versões XP, Vista, 7 e 8. Também há uma versão para Mac OS X.
Ao término da instalação, execute o SD Formatter e você terá uma tela com essas informações:
1 - Mostra o tipo de cartão SD que foi inserido (SD, SDHC, SDXC)
2 - O drive no qual o cartão SD está inserido
3 - O tamanho atual do cartão
4 - O nome atual do cartão SD
5 - As opções de formatação selecionadas no momento
Clique em Option para abrir a tela de configuração :
Nessa tela você pode configurar o tipo de formatação (FORMAT TYPE):
Quick - Formatação rápida, inicializando apenas o sistema de arquivos do cartão, sem alterar a área de dados do usuário.
Full (Erase) - Apaga todos os dados do cartão SD. Nessa opção o processo de formatação é um pouco maislento. Teoricamente, essa opção ainda permite que os dados gravados sejam recuperados por algum programa específico.
Full (OverWrite) - Essa opção apaga todos os dados do cartão SD, e também escreve, sobre as informações atuais, informações aleatórias, evitando que alguém tente recuperar os dados do seu cartão. Essa opção é útil quando você precisar vender ou emprestar seu cartão SD e não deseja que a pessoa tenha acesso aos dados que foram gravados anteriormente.
Em FORMAT SIZE ADJUSTMENT (ajuste do tamanho do formato), temos simplesmente a escolha de ON (ligado), ou OFF (desligado). Utilize a opção ON quando precisar recuperar o tamanho máximo do seu cartão. Assim,o SD Formatter irá reconhecer e formatar todo o espaço disponível no cartão.
Terminada a escolha das opções de configuração, digite um novo nome para o cartão, no campo Volume Label (4), e clique em FORMAT para iniciar a formatação do cartão :
Ao final da formatação, é apresentado um pequeno relatório referente à formatação, e o cartão estará pronto para ser utilizado novamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário